Blefarite

A blefarite é uma inflamação crônica das pálpebras. Os sintomas costumam ser irritação, olhos e pálpebras avermelhados e sensação de corpo estranho, Nestes casos, aparecem alterações palpebrais como caspas e crostas na base dos cílios.

A blefarite associa-se à pele oleosa e seborréia no couro cabeludo. Também pode ser infecciosa causada por bactérias como Staphilococcus.

Algumas complicações comuns da blefarite são: Aumento da espessura da borda palpebral, queda dos cílios e até mesmo úlcera de córnea causada pela inversão dos cílios ( triquíase).

Olho seco é uma consequência da blefarite pois a glândula palpebral produz uma lágrima de qualidade inferior pois o componente lipídico não é produzido corretamente e ela evapora-se com maior facilidade, causando o olho seco.

Terçol ( Hordéolo) de repetição é um achado muito comum em pacientes portadores de blefarite. As crostas e bactérias proliferam-se na base dos cílios e inflamam as glândulas palpebrais, causando o terçol.

A blefarite não tem cura mas pode ser amenizada com algumas medidas, como:

1) Compressas quentes locais, buscando reduzir as caspas e dissolver as secreções oleosas excessivas das glândulas de Meibomius.

2) Higienizar os cílios todos os dias com Shampoo neutro infantil ou com soluções próprias para limpeza dos cílios,

3) Pomadas com componentes antibióticos e anti-inflamatórios são utilizadas durante um curto período para tratamento local.

4) Em alguns casos é necessária a utilização de antibióticos via oral para o tratamento mais agressivo.

5) Uso de colírios lubrificantes e óleo de linhaça podem amenizar os sintomas de olho seco.

O mais importante é a revisão com seu oftalmologista para realizar o exame e indicar o tratamento adequado em cada caso.

Blefarite