Colírios: Vilões da gravidez!

colirios

A maioria das pessoas sabem que medicamentos podem afetar a gestação.

Porém, poucos sabem que segundo a FDA (Food and Drugs Administration), agência americana reguladora de medicamentos, a maioria dos colírios não é liberada para o uso indiscriminado na gravidez.

Foi realizada uma pesquisa no Instituto Penido Burnier que descobriu que o colírio mais utilizado entre as gestantes eram os vasoconstritores( colírios para clarear os olhos). Este tipo de droga pode prejudicar o fluxo sanguíneo da placenta e comprometer a nutrição do feto.

As futuras mães portadoras de glaucoma também devem tomar cuidado  com o uso de colírios antiglaucomatosos.

Os análogos da prostaglandina são contra-indicados na gravidez. Eles podem causar descolamento da placenta, sangramento e até mesmo o aborto.

Os beta-bloqueadores (ex: Maleato de timolol) podem alterar a frequência cardíaca do feto.

O hipotensor mais seguro durante a gestação é o Tartarato de brimonidina.

A pressão intraocular costuma diminuir, principalmente na segunda metade da gestação.

Colírios antibióticos e antiinflamatórios podem comprometer a imunidade do feto.

Os antibióticos mais seguros durante a gravidez são Penicilinas, Cefalosporinas (ex:cefalexina, cefuroxima, ceftriaxone, e outras) , macrolídeos (ex:eritromicina, espiramicina) e sulfonamidas (ex:sulfametoxazol, sulfadiazina, e outras)

Se houver a necessidade do uso desses colírios, a mãe deve tomar o cuidado de usar a menor frequência e o menor número de tempo possível.

Outra dica, seria a oclusão do ponto lacrimal ( canto nasal do olho) durante 1 minuto para evitar a absorção da substância via sistêmica.

Existe um aumento da produção de estrogênio durante a gestação, provocando  a Síndrome do Olho Seco.

Nesta Síndrome, é comum os sintomas de ardência, olho vermelho e turvação visual que melhoram ao piscar. O tratamento deve ser realizado com lubrificantes que não causam efeitos colaterais ao feto.

Procure seu Oftalmologista antes de utilizar qualquer medicamento, principalmente durante a gestação.