Clok Oftalmologia

Enxaqueca X Problemas visuais

enxaqueca

enxaqueca

É muito comum nos depararmos com pacientes com queixa de dor de cabeça e encaminhados para especialistas em oftalmologia, neurologia e otorrinolaringologia para descobrirem a causa.

 

Não são todas as dores de cabeça que podem ser consideradas enxaqueca. Na maioria dos casos, a enxaqueca está associada com fotofobia (sensibilidade à luz), vômitos e mal-estar.

Estudos mostram que 13% da população mundial sofrem com este tipo de cefaléia e esta é mais prevalente em mulheres.
A enxaqueca ocorre com uma dor latejante, e pode ser precedida por “auras” (sensações visuais e náuseas).
Ocorre um aumento do fluxo sanguíneo cerebral (cerca de 300%) e essas alterações são mais comuns no córtex visual, situado na parte posterior do cérebro, o que pode explicar os sintomas visuais associados à enxaqueca.

Alguns fatores podem servir de gatilho para a enxaqueca, como: intolerância alimentar, hipoglicemia, alterações hormonais, estresse, insônia e esforço físico.

 

Outras patologias oculares, como glaucoma, descolamento de retina e oclusão vascular da retina (“derrame no fundo do olho”) podem alterar o campo visual, simulando “auras” da enxaqueca, porém são problemas mais graves e podem causar cegueira. Por isso, devem ser descartados pelos oftalmologistas.

 

A dor de cabeça que surge após um período de estresse e desaparece espontaneamente é mais conhecida como cefaléia tensional.

 

A cefaléia em salvas tem um padrão doloroso muito forte e a sensação ocorre atrás dos olhos, associando-se com lacrimejamento e vermelhidão ocular.

 

Já os problemas oculares podem causar dores de cabeça na parte frontal, piorando no final do dia e amenizando após um período de repouso.

As pessoas que apresentam algum erro de refração, como a hipermetropia, e não utilizam óculos, podem apresentar esses sintomas. Nós temos uma lente intraocular, chamada cristalino, que acomoda a visão para longe e perto. O músculo ciliar contrai para perto e relaxa para longe. Se esse músculo for muito exigido, pode causar uma dor de cabeça associada ao esforço visual.

 

Sendo assim, não podemos dizer que todas as pessoas que sofrem com dores de cabeça, apresentam algum problema visual. Dependendo dos sintomas, ela pode estar relacionada com alguma alteração neurológica, como a enxaqueca ou otorrinolaringológica, como a sinusite.

O exame oftalmológico deve ser realizado, de preferência com uso de colírios para dilatação, para descartarmos problemas visuais.