Glaucoma

O glaucoma é uma patologia ocular que provoca lesões no nervo óptico (neuropatia óptica isquêmica) e tem como principal fator de risco o aumento da pressão intraocular.

O glaucoma é uma doença silenciosa, inicialmente assintomática. O campo visual periférico é acometido, lentamente e, a longo prazo, pode levar a cegueira.
O histórico familiar deve ser avaliado, pois a genética é um fator de risco muito importante.

Podemos classificá-lo em:

1) Glaucoma de ângulo aberto (crônico):
Representa 80% dos casos, e a faixa etária mais acometida é a partir dos 40 anos.

A causa principal deste tipo é uma drenagem lenta de um líquido chamado humor aquoso. O escoamento prejudicado deste líquido provoca um aumento da pressão intraocular, levando a perda do campo visual.

Os pacientes não percebem a perda do campo visual e só vão ter sintomas quando a doença está em fase avançada e neste momento já é irreversível.

Por isso, é fundamental o exame preventivo anual. A patologia detectada numa fase inicial pode ser controlada e estabilizada antes que leve à cegueira.

O controle é feito por meio de colírios. Se este método não conseguir estabilizar a pressão, a trabeculectomia (cirurgia) é uma outra opção.

2) Glaucoma de ângulo fechado (agudo)

Neste tipo, o espaço existente entre a córnea e a íris destes pacientes é mais estreito do que o normal e o humor aquoso não consegue ser drenado, aumentando subitamente a pressão intraocular.

Os sintomas são: turvação visual, visão de halos coloridos, dor intensa ocular e de cabeça acompahados de náuseas e vômitos.

O tratamento é reduzir imediatamente a pressão ocular com colírios, medicamentos via oral (Inibidor da anidrase carbônica) e venosa  e após controlado realizamos iridotomia à laser em ambos os olhos para evitar a recidiva.

3) Glaucoma secundário:

Este tipo ocorre após cirurgia ocular, inflamação ocular (uveíte), diabetes, trauma, catarata avançada e uso de corticóides.

Nestes casos, devemos descobrir a causa primária e controlá-la.

Também podemos utilizar colírios e fazer cirurgia em caso de necessidade.

4) Congênito:

Este tipo acomete acomete crianças e os recém nascidos apresentam um aumento do globo ocular e córnea opacificada.
O tratamento nestes casos é apenas cirúrgico.

Glaucoma