Clok Oftalmologia

Lacrimejamento e secreção em bebês

lacrimejamento

lacrimejamento

É muito comum recebermos em Clínicas Oftalmológicas mães preocupadas com o lacrimejamento excessivo e secreção presa nos cílios de seus bebês.

A causa mais comum desta condição é a obstrução do canal lacrimal.

A lágrima é produzida pela glândula lacrimal e é drenada pelo canal lacrimal que comunica a superfície ocular com o nariz. Este canal lacrimal funciona como um ralo, drenando a lágrima para a cavidade nasal.

Em aproximadamente 6% dos recém-nascidos este canal lacrimal não está totalmente aberto, causando lacrimejamento e secreção.

As mães confundem esta patologia com conjuntivite, mas nestes casos o olho fica calmo sem vermelhidão ocular.

Noventa por cento dos casos se resolvem espontaneamente sem a necessidade de procedimentos invasivos e cirurgias.

Até os 6 meses de idade estimulamos as mães à realizarem uma massagem  com a polpa do dedo indicador no canto dos olhos de seus filhos, fazendo movimentos repetitivos para baixo, estimulando a abertura da válvula.

Se não houver resolução do quadro, após os 6 meses tentamos uma sondagem  das vias lacrimais dos 8 aos 14 meses de idade e costumamos ter um sucesso de 90% nestes casos.

Se mesmo assim, a obstrução permanecer, indicamos a cirurgia semelhante a de adultos conhecida como dacriocistorrinostomia. Esta cirurgia consiste em criar uma nova comunicação entre o saco lacrimal e a cavidade nasal.

O diagnóstico pode ser facilitado pelo exame de dacriocistografia, onde um contraste é injetado nas vias lacrimais para detectar o ponto de obstrução.