Clok Oftalmologia

Pokemón Go: Pode detectar problemas visuais

Pokemon Go

Pokemon Go

Nos últimos dias, a cena de pais e filhos jogando Pokemón Go, com celular na mão, está cada vez mais comum.

O que poucos sabem é que esse jogo pode ajudar a detectar alterações visuais.

O Pokemón Go exige uma boa visão para perto para que o participante tenha uma boa atuação na partida. A duração tem, em média, 30 minutos, e para capturar um Pokemón, a pessoa deve utilizar o celular.

Alguns sintomas podem surgir durante o jogo se o jogador tem algum grau de hipermetropia (dificuldade de acomodar a visão para perto), astigmatismo (visão desfocada para perto e longe) e presbiopia (perda da flexbililidade da lente intraocular e dificuldade de focalização para perto, após 40 anos.

Esses erros refrativos causam turvação visual, dor de cabeça, olho vermelho e fadiga ocular.

Além disso, pode ocorrer a síndrome da visão no computador (CVS).

Na CVS, as pessoas que utilizam a visão para perto por um longo período podem sofrer com a “falsa miopa”.

Nesse caso, a acomodação de perto foi usada por um longo período (acima de 2 a 3 horas) e a lente intraocular responsável pela focalização do objeto, contrai por muito tempo e demora a relaxar para longe. Isso causa turvação visual, dor de cabeça e cansaço ocular. A sensação de olho seco também é muito comum pois o jogador está fixado na partida e “esquece de piscar”, não lubrificando os olhos.

A vantagem do Pokemón Go é a  necessidade de sair para o ambiente externo para conseguir a captura. Esse hábito faz com que os participantes interajam mais ao ar livre e deixem de ficar enclausurados em casa, diminuindo as chances do surgimento da “miopia infantil” segundo estidos da Academia Americana de Oftalmologia.

Saiba mais sobre a “falsa miopia” e “miopia infantil” na entrevista que o Dr. Daniel Kamlot concedeu ao programa “Melhor pra Você”, da RedeTV, acessando o link: http://bit.ly/236EyfR

Como prevenir o cansaço visual durante o jogo Pokemón Go:

1) Evitar partidas seguidas e evitar o uso prolongado do celular (acima de 2 horas).

2) Para relaxar a musculatura ocular e evitar a “falsa miopia” é bom descansar ou focar objetos para longe após a partida.

3) Lembrar de piscar para diminuir a sensação de olho seco e ardência.

4) Utilizar lentes escuras com filtro UVA/UVB  para diminuir a emissão de raios UV, vindos do Sol e da luz azul, oriunda do celular. Se não houver esse cuidado, a longo prazo, doenças como catarata, degeneração macular e pterígio podem aparecer, precocemente.

Cuide-se e boa sorte!