Riscos do reflexo ocular esbranquiçado

leucocoria

Quando nos deparamos com uma foto de uma pessoa que tenha o reflexo de um olho mais esbranquiçado em relação ao outro devemos tomar cuidado e afastar algumas doenças.

Existem vários casos onde esta condição pode ser fisiológica ( normal), porém, em outros pode indicar uma doença ocular grave.

Algumas causas patológicas da pupila esbranquiçada (leucocoria) são:

1) Retinoblastoma:

O Retinoblastoma é um tumor maligno da retina.

Na maioria dos casos afeta crianças e em sua maior parte acomete apenas um dos olhos, porém existem casos hereditários que podem acometer ambos os olhos.

O tratamento ( quimioterapia, radioterapia, laser ou enucleação) deve ser realizado logo que o diagnóstico é feito, evitando complicações futuras.

2) Doença de Coats:

Esta patologia é uma anomalia vascular primária da retina.

Costuma acometer meninos com idade a partir dos 5 anos.

Ele pode causar descolamento de retina, glaucoma e até mesmo atrofia do olho se não for tratado precocemente.

O tratamento costuma ser feito com fotocoagulação à laser nos casos iniciais.

3) Catarata Congênita:

Esta catarata ocorre por alterações na formação do cristalino ( lente intraocular transparente que permite a passagem de luz até a parte posterior do olho).

A opacificação do cristalino não permite que a imagem chegue nítida à retina e a visão fica turva.

O seu diagnóstico deve ser feito precocemente e seu tratamento realizado com cirurgia logo que constatada a doença para evitar cegueira.

As principais causas infecciosas desta patologia são toxoplasmose, rubéola e sífilis materna e costuma ser bilateral.

4) Toxocaríase:

Esta patologia é uma infecção parasitária .

A via de contaminação costuma ser pelo solo contaminado(mãos) ou ingestão de comida crua.

Crianças costumam ser mais afetadas que adultos e o acometimento é na maioria das vezes unilateral.

Em caso de detecção de um reflexo ocular alterado, principalmente em fotografias, procure seu Oftalmologista para um exame detalhado.