Clok Oftalmologia

Robô auxilia cirurgia ocular

robo

robo

Médicos do Hospital Jhon Radcliffe, em Oxford, na Inglaterra, estão realizando estudos com microcirurgias oculares guiadas por robôs.

 

Bill Beaver, o primeiro paciente que passou pelo procedimento, passou pela cirurgia de vitrectomia devido à uma alteração na área central da retina (mácula). Essa região pode ser acometida por patologias, como buraco macular e membrana epirretiniana, que necessitam de uma destreza muito grande do cirurgião para serem reparadas, sem complicações.

 

Na cirurgia realizada por este estudo, o robô cirúrgico Preceyes, auxiliou na retirada da membrana da área macular, sem que houvessem danos à retina.

 

A tecnologia desenvolvida permite que o cirurgião manuseie o braço do robô utilizando um joystick e uma tela sensível, monitorando através de um microscópio. Com isso, eles conseguem movimentos precisos e calculados.

 

Segundo o Dr. Daniel Kamlot, especialista em retina, os avanços tecnológicos permitem aos médicos que alcancem resultados que não conseguiriam sem aparelhos. Porém, a robótica não substitui a habilidade manual e, nem a inteligência e vivência do cirurgião. Temos que unir a formação de um bom profissional com as novidades que aparecem no mercado.

Também leva em consideração que o custo envolvido neste procedimento seria alto e o acesso ao tratamento não seria tão simples.

 

Estudos com injeções intraoculares de células-tronco estão em andamento. Porém, ainda não são utilizados na prática. Nestes casos, o robô cirúrgico permitiria a injeção destas células na retina, lentamente e no local preciso de instalação. As medidas e velocidades de implantação seriam mais precisas com essa tecnologia.

 

Em breve, doze novos pacientes participarão desta cirurgia com o mesmo robô.

 

Esperamos resultados positivos destes estudos, para que possamos adicionar novas técnicas à Oftalmologia!

 

(Fonte: BBC)