Clok Oftalmologia

Zika Vírus

Zika Vírus

Zika VírusO Zika Vírus foi descoberto a pouco tempo e tem como seu mosquito transmissor o Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

Os sintomas são parecidos, porém mais brandos. Pacientes apresentam manchas na pele, febre, dor nas articulações e na cabeça.

O governo brasileiro confirmou a relação entre o vírus zika e a microcefalia, uma infecção que provoca má-formação do cérebro dos bebês.

O que poucos sabem é que o zika vírus também pode acometer os olhos.

É comum o achado de conjuntivite e fotofobia (dificuldade com a luz).

Como existe uma associação com a dengue, devemos ficar atentos aos sintomas mais graves que ela pode causar. Ainda não foi confirmado que o zika vírus causa as mesmas lesões oculares que a dengue mas o exame oftalmológico deve ser realizado, minuciosamente, em busca desses achados.

A dengue causa diminuição dos linfócitos e plaquetas. Além disso, o sistema imune produz mais anticorpos para combater a doença.

A diminuição das plaquetas aumentam o sangramento. Desta forma, pode ocorrer hemorragia subconjuntival, dando o aspecto do olho vermelho.

A maior preocupação é o acometimento da coróide (rede vascular que nutre o olho) e retina (responsável pela transmissão visual ao cérebro).

O aumento de anticorpos na parede interna dos vasos pode aumentar as chances de oclusão vascular (derrame ocular).

Pacientes fumantes, diabéticos, portadores de colesterol alto e outros problemas vasculares são mais propensos à esta complicação da dengue.

Após o diagnóstico do zika vírus, é importante a realização do mapeamento de retina por um oftalmologista.

Neste exame, podemos avaliar a vascularização retiniana e observar as chances de oclusões vasculares e hemorragias.