Colesterol alto

A hipercolesterolemia é caracterizada pelas taxas elevadas de colesterol no sangue (200mg/dl) e afeta um 20% da população brasileira.

O colesterol alto é um dos fatores de riscos mais importantes para o desenvolvimento de doenças vasculares.

O problema está no LDL(colesterol de baixa densidade), que levam o colesterol para os vasos sanguíneos e permitem que ele se acumule nas artérias. Esse depósito forma placas de gordura que obstruem a circulação sanguínea nas artérias do coração e do cérebro, ocasionando o infarto e AVC.

O HDL(colesterol de alta densidade) protege o sistema cardiovascular, transportando o colesterol para fora das artérias.

As consequências do aumento do colesterol também podem afetar os olhos.

O xantelasmo é um achado típico das pálpebras de quem apresenta o índice de colesterol alto no sangue.

São placas amareladas encontradas,bilateralmente, na região das pálpebras e não apresentam riscos para a visão.

A oclusão de artérias e veias retinianas são similares a um “derrame no fundo do olho”. O aumento do LDL e diminuição do HDL podem ser fatores de risco para esta patologia. Quando ocorre um maior depósito de colesterol nos vasos retinianos e quando êmbolos(partículas) se soltam, podem ocluir um vaso da retina,causando essas alterações.

A Síndrome ocular isquêmica também é consequência da hipercolesterolemia.

Neste caso, os vasos sanguíneos responsáveis pela irrigação ocular não conseguem nutrir a retina corretamente devido a obstrução causada nas carótidas(vasos do pescoço).

Em ambos os casos, podem ocorrer perda de visão súbita e cegueira.

As principais medidas preventivas são a prática regular de atividades físicas e a reorientação alimentar.

Medidas medicamentosas devem ser tomadas apenas se a mudança no estilo de vida não surtirem efeito.