Clok Oftalmologia

As cores são iguais para todos?

cores

cores

Um estudo realizado por Jay Neitz, da Univeridade de Washington demonstrou que as pessoas não interpretam as cores da mesma maneira quando olham para objetos semelhantes, pois os neurônios humanos não são aptos a responder às cores com o mesmo padrão.

Nesse estudo foi utilizada terapia genética para recuperar a visão de cores de macacos adultos incapazes de diferenciar os tons verde e vermelho.

Quatro meses após a terapia os macacos conseguiram ver em 4 cores, pela primeira vez.

Porém, os cientistas concluíram mais tarde que a percepção de cores tem interferência do ambiente externo, mas não segue nenhum padrão semelhante.

Resumindo, a cor que vemos depende do quanto é excitado cada espécie de cone (célula retiniana responsável pela visualização de cores).

Neitz acredita que mesmo o cérebro das pessoas tendo uma tendência de se comportar de uma maneira parecida, os neurônios não conseguem interpretar as cores de uma forma padrão.

Isto explica porque pintores e artistas plásticos tem uma sensibilidade mais apurada à cores e seu diferencial de cores é muito mais amplo. Esta sensibilidade é trabalhada ao longo da vida devido ao seu ofício.