Clok Oftalmologia

Quando levar as crianças ao oftalmologista?

crianca

A maioria dos pais só levam seus filhos ao oftalmologista quando relatam que não estão enxergando no colégio. Porém, o exame oftalmológico deve ser feito antes de ser detectado o problema na escola. Na maternidade, já deve ser feito o primeiro exame, o Teste do Olhinho, em todos os recém nascidos.

O teste do Olhinho deve ser realizado com um aparelho chamado Oftalmoscópio Direto. O aparelho deve ser posicionado a 30 cm da criança numa sala escura. Com isso, o examinador consegue avaliar o reflexo vermelho. Esse reflexo deve ser homogêneo, regular e simétrico em ambos os olhos. Esse teste pode detectar obstruções no eixo visual como catarata congênita, opacidades corneanas e tumores oculares entre outras alterações.

É normal o bebê parecer estrábico nas primeiras semanas de vida. Esse estrabismo pode ser considerado normal até os 3 meses de idade. Se após os 3 meses o desvio ocular permanecer, é necessário procurar o oftalmologista, principalmente se o desvio for de um olho só, pois esse estrabismo pode causar diminuição da visão deste olho acometido. Essa patologia deve ser tratada com tampão, óculos e alguns casos com cirurgia.

Se o exame na maternidade não mostrar anormalidades, a criança deve ser examinada no primeiro ano de vida, depois aos 3 anos e na idade pré escolar. Após isso, pode ser feito um exame anual.
No primeiro ano de vida, a criança não tem condições de informar a visão e colaborar com o exame. Nesses casos, é realizado, novamente o oftalmoscópio e o retinoscópio para um exame físico objetivo.

No terceiro ano de vida, já existe a possibilidade de interagir com a criança e ter um exame mais completo. Na idade pré escolar, já conseguimos avaliar a acuidade visual exata e conseguimos realizar exames oftalmológicos mais precisos.

O colírio deve ser utilizado para melhor avaliação dos meios transparentes, avaliação do grau preciso e observar o o fundo do olho.

Cinquenta milhões de brasileiros possuem algum distúrbio visual ,e sessenta porcento dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados se o exame oftalmológico fosse realizado precocemente.