Clok Oftalmologia

Dicas para adaptar com multifocais

multifocais

multifocais

O americano Benjamin Franklin foi o responsável pela “criação” das lentes bifocais em 1785. Utilizando uma única lente por justaposição de duas metades de lentes diferentes, uma para visão de perto e outra para visão de longe.

Os óculos bifocais, aqueles que têm um separação de longe e perto visível nas lentes, causam um “salto da imagem” quando olhamos na linha de divisão e, além disso, denunciam a idade da pessoa.

Os óculos multifocais possuem a combinação das lentes de longe e perto no mesmo óculos sem ter a nítida separação entre elas. Ainda melhor, ele faz uma graduação lenta entre o grau de longe e perto, passando pelo intermediário. Eles evitam a necessidade da troca constante do óculos.

Muitas pessoas têm dificuldade para se adaptar aos multifocais, mas o que causa esse desconforto pode ser amenizado, seguindo algumas das nossas dicas:

1) Explique ao seu oftalmologista quais suas maiores necessidades de visão (visão de perto, uso de computador, direção de veículos) para planejar um óculos mais adequado.

2) Se puder optar por uma armação mais alta e pouco curva é o mais adequado.

3) Se for para economizar, dê a preferência para gastar nas lentes e não na armação. As lentes mutifocais confiáveis são mais caras.

4) É necessário insistir no uso. No início, a maioria das pessoas tem dificuldade na adaptação mas depois de pouco tempo consegue utilizá-las. Nosso cérebro precisar interpretar a nova forma que os olhos estão captando as imagens.

5) Nos primeiros dias teste os óculos multifocais em casa e evite usá-los em atividades como: subir escadas, dirigir automóveis. Após a primeira semana, tente usá-los a maior parte do dia.

6) Evite abaixar a cabeça para ler de perto. O que deve mexer são apenas os olhos para visar a parte de baixo das lentes, onde está situado o campo para perto.

7) Deve ser medida a distância pupilar e deve-se atentar para altura da montagem na hora da escolha dos óculos na ótica.

8) Leve seus óculos para seu oftalmologista conferir e ver se está de acordo com o receitado.

Vale lembrar que ainda existem as lentes ocupacionais, indicadas para pessoas que não necessitam de lentes para longe, mas já sentem dificultade para computador. A distância utilizada para leitura é diferente do computador. Sendo assim, um óculos com grau para intermediário e perto facilitariam a adaptação.