Clok Oftalmologia

Período de chuvas

Período de chuvas

Período de chuvasEstamos passando por um período de chuvas extremas e alagamentos em diversos estados do Brasil.

Neste período, o número de doenças oculares pode aumentar e a aglomeração de pessoas em ambientes fechados pode facilitar a disseminação de vírus e bactérias que causam conjuntivites.

Evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência, não coçar os olhos e não compartilhar objetos podem diminuir as chances de contrair conjuntivite.

Porém, outras doenças mais graves como a zika, a leptospirose, a dengue, a hepatite A também podem acometer os olhos nestas épocas de chuvas.

1) Zika:

O Zika vírus é transmitido pela picada do mesmo inseto que transmite a dengue.

Os sinais e sintomas da Zika são mais amenos que da dengue. Porém, este vírus pode causar uma síndrome neurológica chamada Guillain-Barré que causa paralisia. Outro achado importante é a microcefalia em recém nascidos.

Lesões oculares na retina (segmento posterior do olho), coróide (camada responsável pela nutrição da retina) e nervo óptico são alguns achados desta doença.

O uso de repelentes e o combate aos focos de acúmulo de água podem diminuir a epidemia de dengue e zika.

2) Leptospirose:

A leptospirose é uma bactéria que penetra no corpo através da pele e seu contágio acontece pela água contaminada por urina de rato. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, vômitos e diarréia.

A gravidade da doença pode ser observada pelo “amarelamento” dos olhos.

Devemos evitar o contato dos pés com essas águas contaminadas, utilizando galochas e botas.

3) Dengue:

A dengue causa manchas na pele, febre e dor nas articulações.

O que poucos sabem é que a dengue também pode acometer os olhos.

Acontece uma diminuição dos linfócitos e plaquetas. Além disso, o sistema imune produz mais anticorpos para combater a doença.

A diminuição das plaquetas aumentam o sangramento. Desta forma, pode ocorrer hemorragia subconjuntival, dando o aspecto do olho vermelho.

A maior preocupação é o acometimento da coróide (rede vascular que nutre o olho) e retina (responsável pela transmissão visual ao cérebro).

O aumento de anticorpos na parede interna dos vasos pode aumentar as chances de oclusão vascular (derrame ocular).

4) Hepatite A:

A hepatite A também pode se disseminar pela água contaminada.

O acometimento ocular pela Hepatite A é raro, mas pode causar uma neurite óptica (inflamação do nervo óptico) que causa baixa visual e diminuição do contraste e sensibilidade de cores.