Retinopatia Hipertensiva

A Retinopatia Hipertensiva é quando o aumento da Pressão Arterial causa lesões oculares (na Retina).

Em casos como Hipertensão grave crônica, Hipertensão maligna e toxemia gravídica, podemos encontrar lesões retinianas devido à um aumento extremo da pressão arterial sistêmica.

As alterações vasculares causadas pelo aumento da pressão arterial podem repercutir em órgão alvos como: rins, coração, cérebro e inclusive os olhos.

O exame de fundo de olho deve ser realizado anualmente em pacientes hipertensos. Assim, conseguimos acompanhar e identificar lesões oculares precoces causadas pela Hipertensão arterial sistêmica, evitando problemas graves no futuro.

Alterações retinianas como aumento da tortuosidade vascular, diminuição do calibre dos vasos e cruzamentos patológicos podem ser identificados em pacientes hipertensos sem sintomas oculares.

A Veia Central da Retina é a principal responsável pela drenagem do fluxo sanguíneo ocular. Quando ocorre uma obstrução da circulação sanguínea nessa veia, ocorre uma tortuosidade dos vasos, congestionamento e vazamento do sangue e de seus componentes na Retina. Isso pode causar uma isquemia (falta de oxigenação) e edema retiniano (inchaço), levando a uma baixa de visão.

Além disso, a Hipertensão Maligna pode causar uma baixa visual aguda devido ao edema do nervo óptico e edema macular causado pelo aumento súbito e extremo da pressão arterial.

Na toxemia gravídica, o aumento da pressão arterial na gravidez pode gerar um descolamento de retina seroso que diminui muito a visão.

Se as alterações retinianas não forem controladas, novos vasos (neovasos) podem se formar causando um glaucoma secundário e o lesão ocular se torna mais grave.

Existem alguns tratamentos para as complicações oculares causadas pela Pressão Arterial, como a fotocoagulação a laser e injeção intravítrea de triancinolona (corticóide).

Novos tratamentos estão surgindo para estes casos como injeção intravítrea de antiangiogênicos (Bevacizumab, Ranibizumab e Aflibercept) e Implante intravítreo de corticóide de liberação lenta.

Porém, o mais importante é a profilaxia e controle da Pressão Arterial para evitar as complicações em órgãos alvos.

Seguem imagens de algumas alterações nos vasos da retina causados pela Hipertensão Arterial:

Retinopatia Hipertensiva