Clok Oftalmologia

Uveíte: O olho vermelho pode ser grave!

uveite

uveite

A uveíte é uma inflamação  que afeta uma das três estruturas oculares, como: íris, corpo ciliar e úvea.

Pode ser classificada de acordo com o tempo de duração em aguda e crônica.

A aguda tem duração de até 6 semanas e a crônica persiste por mais de 6 semanas.

Também pode ser classificada de acordo com o local do olho que acomete, em: anterior (íris), intermediária (corpo ciliar) e posterior (úvea).

Os principais sintomas da uveíte são: vermelhidão e dor ocular sem secreção e baixa visual, o que a diferencia das conjuntivites .

Existem causas reumatológicas (Artrite reumatóide, lúpus), infecciosas (sífilis, tuberculose, toxoplasmose), herpes, citomegalovírus, entre outras. Em grande parte dos casos, a causa é desconhecida.

Essas causas devem ser investigadas, minuciosamente, pois o tratamento deve ser feito corretamente para cada causa específica. No tratamento são utilizados antiinflamatórios hormonais (corticóides) e não hormonais, dilatadores de pupila e imunossupressores.

O diagnóstico e tratamento devem ser feitos imediatamente para evitar sequelas, como:  descolamento de retina, glaucoma e cicatrizes que podem causar baixa de visão irreversível.

O olho vermelho não pode ser menosprezado. Causas mais graves, como a uveíte, podem passar despercebidas se o exame com o oftalmologista não for realizado de forma correta.